Cases

 

IPEL cresce 60% em dois anos no setor de papéis sanitários

Companhia tem investido em novas ferramentas de TI para dar suporte ao seu crescimento.

A IPEL – Indaial Papel, um dos principais fabricantes brasileiros de papéis sanitários e descartáveis, tem investido em novas ferramentas de TI para dar suporte ao seu crescimento.

Com a solução Gestão Empresarial | ERP da Senior, a empresa conseguiu organizar e melhorar seus processos internos. “Nunca precisamos de customização. O ERP e todas as suas funcionalidades e módulos se adaptaram perfeitamente ao nosso modelo de negócios e sistemas de produção”, afirma o Coordenador de TI da IPEL, Rodrigo da Costa, revelando que a opção pela Senior ocorreu devido à aderência dos sistemas ao negócio.

“Na produção, antes da implantação, a programação da OP era feita sem o auxílio da ficha técnica, deixando para o operador a responsabilidade de lembrar todos os componentes usados. Após a implantação, o operador recebe a OP com todos os componentes que irá utilizar”, conta o executivo.

De acordo com Costa, vários depósitos e muitos produtos dificultavam o controle do estoque. “Com o ERP, conseguimos definir os depósitos e o uso dos produtos é feito através de requisições”, diz.

Com implantação, suporte e consultoria do Canal de Distribuição da Senior DataSIG, além do ERP, a mais recente aquisição da IPEL foi a solução de BI da Senior. Em avaliação, a companhia estuda também a implantação das soluções de WMS, CRM e Workflow.

“Com o BI da Senior, temos a expectativa de agilizar o painel de informações com dados de forma dinâmica e automatizada, possibilitando assim à Diretoria tomar decisões mais rápidas e assertivas”, entusiasma-se Rodrigo Costa, afirmando que atualmente a empresa apenas utiliza a combinação de relatórios e planilhas. “Nosso foco é tornar nossa gestão cada vez mais estratégica.”

CRESCIMENTO ACELERADO

Fundada há 33 anos, em Indaial/SC, a IPEL se dedicou, nas primeiras três décadas, a fornecer produtos na linha institucional e para terceiros. Há cerca de cinco anos a empresa passou a investir também em produtos para o varejo doméstico, estando presente em redes regionais de supermercados e atacadistas com as marcas Ness e Qualité Campeone, além dos papéis tolha de cozinha Nobby e Natureza.

O produto Great Value, da Rede Walmart (a venda nos supermercados Big, Nacional, Walmart), assim como o Qualitá, (a venda nos supermercados Extra e Pão de Açúcar), também são produzidos pela IPEL. A partir de 2018, a companhia iniciará o fornecimento para a Rede Dia, que possui cerca de 1.000 lojas em todos Brasil.

Hoje a IPEL é um dos maiores fabricantes brasileiros de papel tissue (higiênico, papel toalha, lençóis hospitalares e guardanapos), conta com 500 funcionários e processa 50 mil toneladas de papel por ano. Em 2017, foi fornecedora oficial dos papéis utilizados durante a Oktoberfest, em Blumenau/SC.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

O faturamento da IPEL cresceu 60% nos últimos dois anos. Todo esse crescimento é sustentado por investimentos em sistemas, equipamentos para a produção, estratégias de mercado, marketing e infraestrutura de TI.

“A IPEL é o primeiro cliente a implantar o novo BI da parceria Senior e Qlik. A ferramenta irá complementar todo o controle da gestão, unificando informações financeiras, de custos, estoques, compras e faturamento”, diz Costa.

CONSULTORIA

O Canal de Distribuição DataSIG, especializado em projetos de implantação dos sistemas integrados da Senior, é responsável pela consultoria e manutenção das soluções adotadas pela IPEL. “A DataSIG conta com uma equipe especializada não apenas nos sistemas, mas também em finanças, custos e contabilidade. Isso facilita o encaminhamento das demandas, pois contamos também com assessoramento técnico focado nas soluções mais adequadas”, diz Rodrigo da Costa.

Com sede em Blumenau, o Canal tem equipe técnica 100% certificada pela Senior. A empresa vende, implanta, treina e faz a manutenção de toda a linha de produtos da Senior, disponibilizando soluções em ERP, gestão de pessoas, gestão de acesso e segurança, logística, Business Intelligence e Análises Gerenciais, NFE, Cloud Computing e CRM. Oferece ainda consultoria de negócios e soluções personalizadas.

Cases

Cases Epex

Soluções

  • ERP - Sistema de Gestão Empresarial
  • Gestão de Pessoas
  • Senior BI - Análise Gerenciais
  • Work CRM
  • NF Eletrônica - NFE
  • Soluções Personalizadas
  • Consultoria de Negócios
   
  
 
A empresa iniciou suas atividades no ano de 2003. Na ocasião, implantou um centro de Processamento de Dados, e apostou no projeto de implantação dos sistemas integrados da Senior. Saiba Mais
 
Facebook Twitter Linkedin